INSTALAÇÃO DA FLANGE BR 2000
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- Retirar o volante do motor VW
- colocar a flange BR 2000, apertando seus parafusos
- recolocar o volante do motor em sua posição, observando se as costas do volante não estão encostando na flange (geralmente motores VW AP acima do ano de 1999, apresentam essa restrição)
- Caso isso ocorra, o que é normal, proceda da seguinte maneira: Leve o volante do motor até um torneiro mecânico de sua confiança. Retire, no torno, 3 mm da espessura do volante, na região que está encostando na flange. Tome o cuidado de não retirar mais material do que os 3 mm, para evitar que fique muito leve. Seguindo as recomendações, o volante do motor, continuará proporcionando ótima inércia de torque ao motor. Para finalizar esta etapa, vá a uma boa oficina de retífica de motores, e faça o balanceamento do volante
- Monte o conjunto de embreagem usando disco de FIAT TEMPRA 8 ou 16 válvulas, e platô para motor AP 2.0 da marca SACHS ( o disco pode ser de qualquer marca, porém, o platô tem que ser SACHS, para o perfeito encaixe do conjunto)
INSTALAÇÃO DO CÁRTER BR 2000
- retirar o cárter VW
- retirar o pescador de óleo do motor VW
- preparar para instalação o pescador de óleo BR 2000. Aplicar jatos de ar comprimido, eliminando resíduos de metal na peça, lavar com diesel ou gasolina, secar utilizando novamente ar comprimido
- instalar o pescador de óleo BR 2000 no lugar do VW
- gire o virabrequim, observando atentamente se ele não está encostando no novo pescador, o que provocará desgaste prematuro da peça
- limpar todo o excesso de óleo, restos de cola e demais resíduos existentes na parte do bloco do motor que fará contato com o novo cárter, a fim de que haja um perfeito encaixe entre as duas partes
- colocar o cárter BR 2000, sempre utilizando junta emborrachada especial da AUDI, e cola para junta marca LOCTITE ULTRACOOPER (alta temperatura/ cor marrom). Esses cuidados farão com que você nunca tenha problemas com vazamentos de óleo por essa região
- Com a colocação do novo cárter, você notará que a vareta de óleo ficará grande, comprida. Não faça nada agora, este passo será dado mais à frente, com o motor já instalado!
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INICIANDO A RETIRADA DO MOTOR ORIGINAL
- Retirar o motor original lada
- retirar totalmente o câmbio do veículo removendo a barra central ( trabalharemos com o câmbio no chão), para proporcionar facilidade no seu manuseio, e um encaixe suave na montagem do motor AP
- retirar os dois canos do sistema de ar quente original do niva, desparafusando-os em sua base, na colméia que se localiza dentro do carro no console central, abaixo do painel, lado do passageiro. Esse procedimento se faz necessário para evitar que os canos raspem na tampa de válvulas do novo motor
- retirar o diferencial dianteiro
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- PREPARAÇÃO DO CÂMBIO
- manter as guias originais do motor lada, transferindo-as para a caixa seca do niva, evitando o desalinhamento entre câmbio e motor, o que provocará desgaste excessivo nas peças do motor de arrranque, e possiveis problemas na cremalheira do volante do motor
- colocar a porca que acompanha o KIT BR 2000, no parafuso esférico do garfo de embreagem, o que realinhará automaticamente o posicionamento do garfo, passando a trabalhar em harmonia com o novo motor
- substituir haste de regulagem do cilindro auxiliar de embreagem (inferior).comprar barra parafuso de 8mm, e substituir pela original, aumentando seu tamanho em 2cm, para adequá la perfeitamente as dimensões do novo conjunto
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- PREPARAÇÃO DO DIFERENCIAL DIANTEIRO
- É indispensável retirar o diferencial dianteiro do niva para que seja trabalhado numa bancada, proporcionando um ajuste preciso. A não retirada do diferencial, atrapalha outros passos para uma perfeita instalação, além de provocar o risco de danificar o diferencial, já que se torna impossível ajustá-lo de maneira correta em sua posição de trabalho. Portanto este ajuste deve ser feito SEMPRE com o diferencial fora do carro, em uma bancada !!
- Verificar se os prisioneiros são originais
- Verificar se nas torres dos prisioneiros, não há trincas, soldas, buchas, ou qualquer outro elemento que provoque imperfeições na superfície das torres, que deve ser plana. Caso existam estas imperfeições, deixar as torres dos prisioneiros com as dimensões originais do diferencial, para que o encaixe do suporte, que sustenta o diferencial no motor, seja perfeito.
- Fazer desbaste na bola do diferencial, utilizando uma mini esmerilhadeira com disco de 4 1/2, gasto no mínimo 3 polegadas, para que caiba na região onde será feito o ajuste
- Fixar os suportes no diferencial, travando um ao outro, fazendo um conjunto único.
- Verificar se existe contato de metal com metal, entre a tampa do diferencial e o cárter. Se estiver ocorrendo isso, faça o ajuste necessário na tampa, retirando o excesso de metal das suas bordas, para que ela não tenha contato algum com cárter. Utilize, novamente, a esmerilhadeira para esse ajuste.
- Medir os ajustes, encaixando o suporte do diferencial no motor, dando um pequeno aperto aos parafusos, apenas para observar se não existem restrições entre as peças. Caso tenha algum contato entre metais, vá cuidadosamente, “modelando” a bola do diferencial, até eliminar este contato. Repita a medição dos ajustes, até se certificar que o conjunto está alinhado.
- Após confirmar o perfeito alinhamento do conjunto, fixe, definitivamente, o suporte do diferencial ao motor, colocando os parafusos em seu local de encaixe. Trave todos os parafusos, dando o aperto final
- Quando for fixar o suporte, tome o cuidado de dar primeiro o aperto às porcas do diferencial, facilitando seu trabalho, pois quando travar o suporte no motor, o espaço para alcançar as porcas do diferencial ficará extremamente limitado, dificultando muito o seu aperto!
- O suporte deve ter um aperto de, no máximo, 12 kg (medidos com torquímetro), para as duas porcas que travam nos prisioneiros do diferencial. Deve-se ter esse cuidado, já que estamos lidando com uma peça de alumínio. Já, ao travar o suporte no motor, não há restrições.
- É muito importante que você use os coxins originais do niva, pois todo o projeto do KIT BR 2000 é baseado na altura que ele proporciona ao conjunto mecânico, fazendo o perfeito alinhamento entre motor e câmbio.
PREPARAÇÃO DO COFRE DO MOTOR
- Retirar suporte de coxim esquerdo, original do niva. (aquele que vai preso no quadro de suspensão, na longarina, abaixo do hidrovácuo)
- Encaixar BATMAN no quadro de suspensão, atrás, bem abaixo do hidrovácuo, e reinstalar o suporte original encima do BATMAN. Deste modo, o suporte terá sua posição original modificada, irá um pouco para trás, no sentido da cabine do niva.
- No suporte de coxim direito do niva, não é preciso fazer nenhuma modificação.
- Para furar a longarina, faça o seguinte: Encaixe o BATMAN no quadro de suspensão, alinhando-o com o próprio suporte do coxim, original do seu niva, que será encaixado e levemente parafusado. Assim, automaticamente, o BATMAN se posicionará no lugar correto. O BATMAN será travado junto ao quadro de suspensão, com o auxílio de dois “sargentos” (espécie de morça pequena e portátil), um embaixo e outro encima. Com a retirada do suporte original, você terá os pontos corretos para fazer a furação da longarina. Faça sempre a furação de dentro do cofre do motor para fora!! Iniciar com broca de 6,5 mm ou ¼. Prossiga com broca 3/8, e finalize a furação com broca 12,5 ou 13 mm.
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